Usufrua de uma vida mais Saudável

Recentemente, a alimentação sustentável e saudável tem ganhado destaque em diversas notícias. Por exemplo, em 10 de fevereiro, foi comemorado o Dia Mundial das Leguminosas, instituído pela FAO para promover os benefícios nutricionais desses alimentos e sua importância para sistemas alimentares sustentáveis. As leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico, são ricas em proteínas, fibras e antioxidantes, além de contribuírem para a fixação de nitrogênio no solo, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos. 

Além disso, especialistas têm enfatizado a importância de dietas baseadas em plantas para a saúde e o meio ambiente. Estudos indicam que a redução do consumo de carne e alimentos ultraprocessados pode diminuir o risco de doenças não transmissíveis e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Por exemplo, uma pesquisa publicada em fevereiro de 2025 no Jornal da USP destaca que dietas mais saudáveis, como a mediterrânea, estão associadas a menores impactos ambientais.
Essas iniciativas e pesquisas refletem um movimento crescente em direção a práticas alimentares mais sustentáveis e benéficas à saúde, incentivando escolhas conscientes que promovem o bem-estar individual e coletivo. 

Esses trechos Bíblicos a seguir reforçam a importância das plantas e dos alimentos naturais como fonte de nutrição:


Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.”

Gênesis 1:29-30.


Também concluía-se que comendo de maneira mais saudável o ser humano viveria mais como podemos observar nos trechos a seguir:


Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu. Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu. “
Gênesis 1:5, 1:8.


A Bíblia também fala sobre o consumo de carne animal e sobre a separação entre o animal limpo e o imundo:


“Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para ser o vosso Deus, sereis pois santos, porque eu sou santo. Esta é a lei sobre os animais e as aves, e sobre toda criatura vivente que se move nas águas e toda criatura que se arrasta sobre a terra; para fazer separação entre o imundo e o limpo, e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.”
Levítico 11:45-47


Em um contexto mais amplo, essas ideias refletem a visão de que uma alimentação mais consciente pode ajudar a promover a saúde humana e a sustentabilidade do nosso planeta. As escolhas alimentares têm um impacto direto na nossa qualidade de vida e no futuro do meio ambiente, e cada vez mais somos chamados a adotar práticas que nos conectem mais profundamente com a natureza e os princípios alimentares da palavra de Deus.